A apresentação de Lady Gaga no Grammy de 2026 quase ficou fora do programa. (Foto: Kevin Winter/Getty)

No domingo, 1º de fevereiro, a cantora subiu ao palco da premiação e cantou uma versão rock de "Abracadabra", além de ter saído da noite com dois gramofones.

Quem detalhou a tensão nos bastidores foi o produtor executivo do Grammy, Ben Winston, em entrevista ao podcast Rolling Stone Music Now nesta terça-feira (3). Segundo ele, a equipe do evento chegou a duvidar se ela conseguiria se apresentar.

“Houve um momento, algumas semanas antes do show, em que achamos que talvez tivéssemos que perdê-la do espetáculo, porque ela simplesmente dizia: ‘Eu simplesmente não vejo como posso…'”, disse Winston.

A incerteza tinha relação com a agenda recente de Lady Gaga: a cerimônia aconteceu dois dias após ela encerrar uma sequência de shows no Japão, dentro da turnê Mayhem Ball, o que levantou dúvidas sobre o tempo disponível para ensaiar.

“Ao contrário de todos os outros, que tiveram tempo para ensaiar fora do local ou com seus dançarinos, banda ou equipe criativa, ela não pôde. Ela estava literalmente no palco", explicou o produtor executivo do Grammy.

Para viabilizar a performance, a artista e sua equipe decidiram seguir por um formato mais enxuto: uma releitura rock do single de Mayhem, com ela ao piano, ao invés de uma produção maior., "uns cem dançarinos e toda essa grande produção. Foi algo tão diferente, tão original, tão espetacular.”

Winston também contou que essa versão foi produzida por Andrew Watt, que participou do trabalho no lançamento original, e disse ter recebido o material de madrugada, semanas antes do show.

"No meio da noite, algumas semanas atrás. Eu ainda estava acordado, mas minha esposa, Meredith, estava dormindo. Ele disse: ‘Você precisa ouvir isso.' Eu fui na ponta dos pés até o banheiro, coloquei meus AirPods e me sentei no vaso ouvindo aquilo. E pensei: ‘Nossa, isso levou essa faixa a um nível incrível'", contou.

Após a execução — que teve trechos filmados com uma câmera presa a um braço robótico pré-programado —, o produtor afirmou que a equipe comemorou o resultado. “Dando high-fives e comemorando. O engraçado é que as circunstâncias te levam a um certo caminho criativo, mas quando você acerta em cheio na criação, se pudesse voltar no tempo e não ter essas limitações, ainda assim escolheria esse mesmo caminho criativo.”

Na premiação, Lady Gaga esteve acompanhada do noivo, Michael Polansky, e venceu nas categorias "Melhor Gravação Dance Pop" por "Abracadabra" e "Melhor Álbum Vocal Pop" por "Mayhem".

A turnê Mayhem Ball segue com uma segunda etapa na América do Norte, entre fevereiro e abril.