O produtor Michael Beinhorn, que trabalhou com Red Hot Chili Peppers nos primeiros anos da banda, afirmou que o vocalista Anthony Kiedis é “desafinado” (Foto: Scott Dudelson/Getty Images).

Beinhorn participou das gravações dos álbuns "The Uplift Mofo Party Plan" (1987) e "Mother's Milk" (1989).

A declaração apareceu durante uma sessão de perguntas e respostas no Subreddit Grunge, comunidade do Reddit dedicada ao gênero, quando fãs levantaram dúvidas sobre "Knock Me Down", faixa de ‘Mother's Milk' feita como tributo ao guitarrista Hillel Slovak, que morreu em 1988 por overdose de heroína.

Um usuário questionou por que John Frusciante canta na música, já que originalmente ele e Kiedis dividiam os vocais na versão do single, e considerando a relação de amizade entre Kiedis e Slovak.

Beinhorn respondeu: “Fico feliz que você goste tanto de ‘Knock Me Down' — foi uma grande ruptura em relação ao som do Red Hot Chili Peppers até aquele momento. John cantou a música (ou melhor, a voz dele ficou mais alta na mixagem) porque a canção era melódica e o Anthony era/é desafinado (ou seja, não consegue perceber a afinação).”

Em seguida, ele completou: “De qualquer forma, o John basicamente escreveu a música, incluindo a melodia, então não era totalmente inadequado que ele a cantasse (além disso, ele meio que idolatrava Hillel).”

O produtor ainda comentou que não soube como o grupo reagiu à mixagem final, mas recordou que Kiedis “surtou — e não de um jeito bom” ao ouvir pela primeira vez as faixas com as guitarras finalizadas, e acrescentou: “Acho que a banda meio que renegou o disco por causa disso.”