VEJA AQUI TODAS AS CATEGORIAS DA RETROSPECTIVA VAGALUME 2025!

Em um ano marcado por grandes turnês, encontros históricos e produções cada vez mais grandiosas, 2025 provou que a experiência ao vivo segue sendo o coração da música (Foto: Kevin Mazur / Joshua James Halling / Clemente Ruiz)

Entre estádios lotados, performances impecáveis e momentos que entraram para a memória dos fãs, alguns shows se destacaram não apenas pelo espetáculo, mas pela emoção e impacto cultural. A seguir, reunimos os três melhores shows de 2025, apresentações que definiram o ano e reafirmaram o poder da música ao vivo.

Lady Gaga

Lady Gaga


O show gratuito de Lady Gaga na Praia de Copacabana, realizado em 3 de maio de 2025, entrou para a história da música e do próprio Rio de Janeiro como um dos maiores eventos ao vivo já registrados no mundo.

A apresentação, parte do projeto “Todo Mundo no Rio”, atraiu 2,5 milhões de pessoas à orla carioca, superando o público, inclusive, de Madonna, que foi de 1,6 milhão.

O show fez a Mother Monster entrar para o Guinness Book como a apresentação com maior público na história em um show de uma artista feminina.

Com um palco gigantesco, telas de LED visíveis por toda a praia e figurinos em homenagem ao Brasil, Gaga entregou performance memorável, misturando sucessos clássicos e momentos especiais que emocionaram o público.

Além de espetáculo musical, a noite virou um fenômeno cultural, transformando Copacabana em uma enorme celebração da música e da diversidade . Os “Little Monsters” — como são conhecidos os fãs da cantora — vieram de várias partes do Brasil e do mundo, muitos acampando nas areias desde cedo para garantir um lugar perto do palco e vivenciar a energia única que tomou conta da praia.

O impacto do evento também foi sentido na economia local, com movimentação intensa em hotéis, bares e transportes, reforçando o poder desses mega shows para impulsionar o turismo e a cultura na cidade.

Veja abaixo o post da artista sobre o show em Copacabana ou clique aqui para ver:




Oasis

Oasis
Oasis (Foto: Joshua James Halling)


Em novembro, os fãs brasileiros puderam vivenciar dois dias históricos com a chegada da tão aguardada turnê do Oasis, que marcou a reunião de Noel Gallagher e Liam Gallagher aos palcos, após um longo período de brigas e troca de farpas públicas entre os dois irmãos.

Os shows, que encerraram a turnê de 2025 — esgotandos todas as datas pela América do Sul, Reino Unido, EUA e Ásia — criou uma atmosfera eletrizante que uniu gerações ao som de clássicos como "Wonderwall", "Don't Look Back In Anger", "Live Forever" entre outros.

Entre a emoção e o choro de fãs mais antigos, que esperaram aproximadamente 16 anos por esse retorno, e a admiração de novos fãs que buscam aquela pitada do rock mais clássico, as performances contaram até mesmo com o famoso Poznan, momento inspirado nas torcidas inglesas, na qual os fãs ficaram de costas para o palco ao som de "Cigarettes & Alcohol".

Os dois shows em São Paulo não apenas celebraram o reencontro de uma das bandas mais importantes do britpop, como também reafirmaram o Oasis como um fenômeno atemporal, capaz de atravessar gerações, além de acalmar o coração do público que estava bastante apreensivo em relação a uma possível briga entre os irmãos antes da tour chegar ao país.

Veja abaixo o post da banda sobre os shows em São Paulo ou clique aqui para ver:




System Of A Down

System of a Down
System of a Down (Foto: Clemente Ruiz)


O System of a Down voltou ao Brasil em maio deste ano com sua explosiva Wake Up! South American Stadium Tour, oferecendo uma sequência de shows que eletrizaram fãs em Curitiba, Rio de Janeiro e em São Paulo, onde a banda apresentou duas noites esgotadas no Allianz Parque antes de fechar a passagem sul-americana com um espetáculo monumental no Autódromo de Interlagos.

A turnê, a primeira da banda no país em mais de uma década, trouxe um repertório vasto que percorreu clássicos como "Chop Suey", "Toxicity" e "Aerials", reafirmando o legado duradouro do grupo no cenário do rock e do metal internacional.

A noite em Interlagos, no dia 14 de maio, entrou para a história como um dos shows mais intensos de 2025: com ingressos esgotados, cerca de 70 mil fãs presentes e um setlist com 38 músicas, o público transformou o autódromo em um mar de energia.

Vídeos virais mostram a plateia iluminada por muitos sinalizadores vermelhos e enormes rodas de mosh pits, criando uma cena tão vibrante que o guitarrista Daron Malakian ficou com a voz embargada ao dizer que os fãs “trouxeram o fogo”, ao invés da pirotecnia tradicional de uma banda. A imagem, inclusive, rapidamente circulou pelas redes sociais do mundo todo, com Malakian explicando que a cena não era uma guerra, mas sim os fãs no Brasil.

Veja abaixo ou clique aqui para ver:




PRÓXIMA CATEGORIA: A I.A. NA MÚSICA

CATEGORIA ANTERIOR: AS IMAGENS DO ANO