Crédito foto: Talisha Jones

A artista virtual Xania Monet fez história ao aparecer no ranking "Adult R&B Airplay", da Billboard, graças à faixa "How Was I Supposed to Know?".

Este acontecimento destaca-se como o primeiro caso registrado de um artista gerado por inteligência artificial a conquistar um lugar em uma parada de rádio da Billboard.

O feito simboliza o avanço da relação entre as ferramentas de IA e a indústria musical.

Entre os dias 17 e 23 de outubro, "How Was I Supposed to Know?" obteve um aumento de 28% em execuções nas estações de rádio adultas de R&B que contribuem para a parada, conforme dados da Luminate.

A música, inicialmente popular nas redes sociais, acabou atraindo a atenção de serviços de streaming e plataformas digitais, o que levou à sua estreia em 1º lugar no R&B Digital Song Sales em 20 de setembro e em 20º lugar no Hot R&B Songs logo na semana seguinte.

Contudo, esse avanço gerou debates divididos, com algumas vozes de peso, como SZA e Kehlani, manifestando-se contrárias à novidade.

Romel Murphy, empresário da artista gerada por IA, enfatiza a estratégia de promover a música por meio das rádios, destacando que a canção ressoa entre o público.

"A música está ressoando com as massas. Essa foi a nossa fórmula simples", afirma Murphy.

Xania Monet não é a única iniciativa da IA a impactar as paradas da Billboard; outros artistas virtuais estão ganhando espaço, sinalizando uma transformação iminente no cenário musical.

Murphy convida o público a avaliar a música por si mesma: "Seja um diretor de programação de rádio, fã de música ou nossos colegas artistas, apenas ouçam as músicas. Escutem as letras. E então façam seu julgamento".

Ouça "How Was I Supposed to Know?" a seguir: