Você já parou pra pensar no que realmente significam os nomes das suas bandas favoritas? Muitos deles parecem apenas soar bem em inglês — mas, quando traduzidos, revelam sentidos curiosos, inesperados e até engraçados!

De escolhas poéticas a trocadilhos improváveis, reunimos aqui as traduções de nomes de bandas famosas e as histórias por trás deles que vão te surpreender (e talvez mudar a forma como você enxerga algumas delas!).

Confira abaixo:

Arctic Monkeys = "Macacos do Ártico"

Arctic Monkeys
Arctic Monkeys (Foto: Divulgação [via NME])


O nome “Arctic Monkeys” foi sugerido pelo guitarrista Jamie Cook quando a banda ainda estava na escola, porque ele achou que soava legal.

Turner mais tarde confessou que, se fosse por ele, poderiam ter escolhido algo um pouco mais sério, mas, quando estavam prontos para lançar suas músicas, Arctic Monkeys já havia se tornado uma marca por si só.

Foo Fighters = "Lutadores de Foo"

Foo Fighters
Foo Fighters (Foto: Reprodução YouTube)


Na verdade, “Foo” era gíria dos pilotos da Segunda Guerra para objetos voadores não identificados — ou seja, eles seriam caçadores de OVNIs!

Após o término do Nirvana, Dave Grohl gravou o primeiro álbum do Foo Fighters sozinho, e escolheu para passar a impressão de que se tratava de uma banda completa, já que o termo estava no plural.

The Smashing Pumpkins = "Abóboras Fantásticas" (não "Esmagando abóboras" como muitos pensam)

Smashing Pumpkins


A origem do nome The Smashing Pumpkins é motivo de debate, mas a banda afirmou que ele foi criado inicialmente para funcionar como um adjetivo — no sentido de “fantástico” ou “brilhante” — e não como um verbo.

Embora existam várias teorias divertidas e especulativas entre os fãs, como uma possível referência a esmagar abóboras no Halloween ou a um apelido de infância, a banda sempre negou essas histórias.

Em uma conversa com fãs, Billy Corgan explicou: "Alguém disse algo sobre 'smashing pumpkins', eu falei sem pensar 'seria um bom nome'. Uma outra pessoa disse, 'não entendi'. The Smashing Pumpkins, o uso inglês da palavra “smashing”, as abóboras fantásticas, incríveis. Eu fui para casa, peguei uma fita cassete que ainda tenho, e escrevi 'The Smashing Pumpkins' nela. Eu tenho uma banda, sem músicas, sem outros integrantes, é uma banda mística".

O músicom então, contou que se encontrou com uma pessoa no bar que o questionou sobre ser músico. Ele confirmou e disse o nome de sua banda. "Era uma brincadeira, para me dar uma identidade que eu não tinha. Não pretendia continuar com esse nome. Seis dias depois, seis semanas depois, seis meses depois, eu andava na rua e alguém me parava: 'Como está a sua banda, oa Smashing Pumpkins?' Era incrível! Quem se lembraria desse nome?"

Radiohead = "Cabeça de Rádio"

Radiohead
Radiohead (Foto: Reprodução You/Tube)


Inspirado na música "Radio Head", dos Talking Heads, o nome soa moderno em inglês, mas em português parece um apelido de ficção científica dos anos 80.

E o Radiohead nem sempre teve esse nome. Originalmente, a banda se chamava “On A Friday”, uma referência ao dia da semana em que eles se reuniam para ensaiar enquanto ainda estavam na escola. Mas, ao assinarem com a gravadora EMI, foi sugerida uma mudança de nome.

O novo nome também refletiu a transição do grupo para um som mais experimental, que acabaria definindo sua música nos anos seguintes.

My Chemical Romance = "Meu Romance Químico"

My Chemical Romance
My Chemical Romance (Foto: Reprodução YouTube)


O nome surgiu pelo baixista Mikey Way, que se inspirou no título do livro “Ecstasy: Three Tales of Chemical Romance”, de Irvine Welsh, enquanto trabalhava em uma livraria.

Mikey sugeriu a expressão “Chemical Romance” para seu irmão Gerard e para a banda, que todos sentiram que combinava com a estética e os temas do grupo, e Gerard acrescentou o “My” ao nome.

Red Hot Chili Peppers = "Pimentas Vermelhas Quentes"

Red Hot Chili Peppers


A banda originalmente se chamava "Tony Flow and the Miraculously Majestic Masters of Mayhem", mas logo perceberam que precisavam de algo mais curto e memorável.

Inspirados por nomes de bandas de funk e soul dos anos 60 e 70, que muitas vezes incluíam referências a comida ou elementos “quentes” (como The Jimi Hendrix Experience ou Sly and the Family Stone), eles escolheram Red Hot Chili Peppers.

“É uma derivação de um nome clássico do velho blues ou jazz americano,” disse Kiedis, em uma entrevista de 2021 à Grunge. “Tinha Louis Armstrong com seu Hot Five, e também outras bandas que usavam ‘Red Hot' isso ou ‘Chili' aquilo. Mas ninguém jamais havia sido Red Hot Chili Peppers, um nome que seria para sempre uma bênção e uma maldição.”

Nine Inch Nails = "Pregos de Nove Polegadas"

Nine Inch Nails
Nine Inch Nails (Foto: Han Myung-Gu/WireImage)


Bem diferentão, mas com uma explicação resumida. Trent Reznor escolheu o nome porque era fácil de abreviar e ficava bem impresso ("NIN"), não por um significado mais profundo, "como uma referência à crucificação de Jesus ou às garras de Freddy Krueger".

“Não sei se você já tentou pensar em nomes de banda, mas geralmente você acha que tem um ótimo nome e, no dia seguinte, percebe que é estúpido,” disse Reznor na época. “Nine Inch Nails passou no teste das duas semanas, ficava ótimo impresso e podia ser facilmente abreviado. Na verdade, não tem nenhum significado literal. Parecia meio assustador — forte e viril. É uma maldição tentar inventar nomes de banda.”

Pink Floyd - "Rosa Floyd"

Pink Floyd


Na verdade, não há um significado para o nome, por se tratar da junção de dois sobrenomes. Syd Barrett, membro original da banda, era fã dos músicos americanos de blues Pink Anderson e Floyd Council.

Em um momento de inspiração, ele combinou os primeiros nomes deles para criar Pink Floyd. O nome se encaixou perfeitamente ao som em evolução da banda — uma mistura do blues antigo com o novo rock psicodélico que acabaria definindo uma era, se tornando também uma homenagem às influências do grupo.

Green Day - "Dia Verde"

Green Day
Green Day (Foto: Samuel Bayer / Green Day Instagram)


Originalmente, a banda se chamava Sweet Children, mas os integrantes mudaram o nome para Green Day devido ao apreço pela cannabis, já que o nome significa uma giria, na baía de São Francisco, para quem passa um dia inteira fumando maconha.

A mudança também evitou um conflito com outra banda local, chamada Sweet Baby.

Pearl Jam - "Geleia de Pérola" ou algo como uma "Pérola de Jam" session

Pearl Jam


Muitas especulações dizem que o nome da banda teria surgido como uma homenagem à bisavó de Eddie Vedder, que se chamava Pearl, e que ela teria se casado com um nativo americano e feito geleia com alucinógenos. O frontman, no entanto, negou a história da geleia e disse que não pessava de invença dos fãs.

Jeff Ament, baixista da banda, explicou melhor a ideia “A primeira vez que mencionei Pearl Jam como nome de banda foi quando eu, Ed e Stone fomos ver o Sonic Youth abrindo para o Neil Young & Crazy Horse. Eles tocaram nove músicas em três horas, e cada faixa era uma jam session de 15 a 20 minutos. No meio do show do Crazy Horse, me virei para Stone e disse: ‘O que você acha de Pearl Jam?'”

O baixista tabém chegou a contar que, apesar do nome da bisavó de Vedder ser Pearl, ficou impressionado ao ver o carro de Neil Young, um Chevrolet de 1955, que tinha a placa "Pearl 10".

Guns N' Roses - "Armas e Rosas"

Guns N' Roses
Guns N' Roses (Foto: Reprodução YouTube)


O nome da banda nada mais é do que uma junção de duas bandas. Axl e Izzy Stradlin faziam parte da Hollywood Rose e Tracii Guns, guitarrista que tocou com os dois antes de Slash, liderava a banda L.A Guns, que existe até hoje. Na época, o GNR contava com os três, além do baterista Rob Gardner e do baixista Ole Beich.

Após a saída de Tracii, Axl e Izzy seguiram com o nome Guns N'Roses mudando também o restante da formação. A banda assinou seu primeiro contrato já com Slash, Duff McKagan no baixo e Steven Adler na bateria.

Alice in Chains - "Alice Acorrentada"

Alice In Chains
Alice In Chains (Foto: Chris Carroll, Getty Images)


O guitarrista Jerry Cantrell explicou em uma entrevista que o nome da banda surgiu através de uma banda anterior do falecido vocalista Layne Staley. "Tem uma história bem legal sobre isso, é um nome que o Layne e uns amigos inventaram. A lenda é que quando eram bem jovens, eles tinham uma banda de death metal, mas usando roupas de drag queens, então precisavam de um nome com uma palavra pesada e outra suave. Então, surgiram com 'Alice and Chains' [Alice e correntes]".

Em outra entrevista, Cantrell cita que a banda de Layne era na verdade de speed metal. De qualquer forma, Layne ficou com nome e só modificou o "in" no lugar do "and", deixando Alice in Chains.

Coldplay - "Jogo frio"

Coldplay
Coldplay (Foto: Reprodução / Instagram)


Chris Martin e companhia pegaram a ideia de um amigo, Tim Crompton, que originalmente queria usar o nome para sua própria banda.

Crompton teve a ideia inspirada em uma coletânea de poesias chamada "Child's Reflections, Cold Play", de Philip Horky, mas acabou desistindo. Quando o grupo — então conhecido como Starfish — perguntou se podia usar o nome, ele concordou.

Dire Straits - "Em Apuros"

Dire Straits
Dire Straits (Foto: Divulgação)


O nome foi sugerido por um colega músico do baterista Pick Withers como uma piada sobre a situação da banda — a expressão em inglês “in dire straits” significa literalmente estar em dificuldades sérias, especialmente financeiras.

Além disso, eles gostaram do simbolismo: o nome também refletia o desafio de “navegar” pelas águas turbulentas da indústria musical.

The Doors - "As Portas"

The Doors
The Doors (Foto: Joel Brodsky)


A banda The Doors recebeu esse nome inspirado pelo livro “The Doors of Perception” (As Portas da Percepção), do escritor e filósofo Aldous Huxley.

O livro descreve as experiências de Huxley com a mescalina, uma substância alucinógena, e faz referência à famosa frase do poeta William Blake: “If the doors of perception were cleansed, everything would appear to man as it is, infinite” (“Se as portas da percepção fossem limpas, tudo apareceria ao homem como é, infinito”).

Jim Morrison, o vocalista, achou que o nome simbolizava abrir a mente e explorar novas percepções da realidade — algo que combinava com a proposta experimental e psicodélica da banda.