Dolly Parton comemorou o 52º aniversário do seu sucesso, a canção "Jolene" (Foto: Reprodução Instagram).

Lançada em 1973, a música é inspirada em uma situação real envolvendo uma mulher que flertou com o marido de Dolly em um banco.

Para marcar a data, a artista de 79 anos compartilhou um vídeo antigo no Instagram onde aparece interpretando o famoso sucesso.

Veja abaixo ou clique aqui para ver:




No passado, Dolly Parton revelou que a canção tem uma base factual, explicando que escreveu a música após perceber que seu marido estava passando muito tempo no banco devido a uma funcionária que lhe dava atenção extra. Essa situação tornou-se uma piada entre eles.

A verdadeira inspiração para o título, no entanto, veio de um encontro com uma jovem fã chamada Jolene durante um de seus shows. A criança, com cabelos ruivos e olhos verdes, encantou Dolly, levando-a a decidir que o nome soava como uma canção.

A música, classificada como a número 63 na lista das 500 maiores canções de todos os tempos pela Rolling Stone em 2024, tornou-se uma peça central no repertório de Dolly Parton e continua a ressoar com diferentes gerações.

"Jolene" foi interpretada em diversas línguas e por mais de 30 artistas ao longo dos anos, incluindo The White Stripes e Miley Cyrus.

Recentemente, Beyoncé também fez uma versão da música em seu álbum de 2024, "Cowboy Carter".

A música foi introduzida no Hall da Fama do Grammy e nomeada duas vezes para o prêmio de Melhor Performance Vocal Feminina no Country.

Com um legado que abrange décadas, a canção permanece um marco na música country e na carreira de Dolly Parton.