O show do Coldplay no estádio de Wembley, em Londres, no domingo (31), acabou tendo um momento polêmico e que reverberou bastante na internet.

O vocalista Chris Martin recebeu duas fãs no palco para apresentar uma música.

Até aí, tudo ia bem. O cantor até brincou quando o público as saldou, dizendo que todos no estádio agora eram a sua base de fãs.

Mas, em poucos segundos, tudo mudou.

Quando Chris perguntou de onde eram e elas se identificaram como israelenses, parte da audiência começou a vaiá-las.

Outros fãs, por sua vez, as aplaudiram cordialmente.

Porém, o vocalista do Coldplay notou que o momento poderia se tornar desagradável.

Ele tentou manter o clima pacífico conversando com as duas mulheres. A escolha de palavras do músico acabou virando tema polêmico na internet.

"Vou dizer uma coisa: estou muito agradecido por vocês estarem aqui como humanas e eu as estou tratando como humanas iguais neste planeta, independente de onde vocês vieram ou não vieram. Obrigado por estarem aqui", disse Chris às duas fãs.

O líder do Coldplay seguiu falando com o público e fez uma referência à guerra entre Israel e Palestina.

"E mesmo que isso seja controverso, eu também quero dar boas vindas às pessoas no público que sejam palestinas porque tenho uma crença que somos todos igualmente humanos", disse o cantor sob aplausos da maior parte do público.

Veja o vídeo do momento a seguir:



CONTROVÉRSIA

Na web, parte do público saldou a iniciativa de Chris Martin, mas também houve críticas pela forma como ele usou as palavras ao se referir às duas jovens israelenses.

O grupo Comunidade Criativa pela Paz acusou o vocalista do Coldplay de "desumanizar" os israelenses por lembrar as mulheres que elas estavam sendo tratadas "como humanas".

Enquanto isso, o movimento sionista Betar Worldwide publicou: "Israelenses não precisam da validação de astros do rock".

Na postagem do dia do show no Instagram, a banda recebeu muitos comentários relacionados à fala do cantor. Inclusive de fãs brasileiros.

"Sou um judeu do Brasil. Sou humano também?", perguntou um seguidor.

"Decepcionante. Nunca achei que falaria isso aqui", comentou outra seguidora brasileira.

"A forma como você se expressou no show foi muito infeliz. Quando você disse que ‘independente de onde elas são, vai tratar como seres humanos iguais', acabou soando como se antes não fossem vistas assim. Isso é desrespeitoso e humilhante. O mais adequado seria reconhecer isso e se desculpar.", escreveu uma fã.

Fãs judeus de outros lugares do mundo também seguiram o mesmo tipo de comentário, fazendo referência às palavras usadas por Chris Martin.

Até o momento a banda não se manifestou sobre o episódio.