O The Who decidiu dispensar o baterista de longa data Zak Starkey (Foto: Reprodução Instagram), principalmente devido a tensões em seus recentes shows no Royal Albert Hall. De acordo com uma declaração ao The Mirror, um porta-voz da banda revelou que a separação foi uma "decisão coletiva", tomada após as apresentações mencionadas. Embora a banda ainda nutrisse admiração por Starkey, outra fonte descreveu o rompimento como "um pouco conturbado, para dizer o mínimo".

Problemas relacionados ao desempenho do baterista, que não atingiu os padrões esperados, também foram citados. Além disso, em meio às especulações, Starkey recorreu às redes sociais no início desta semana, brincando que Roger Daltrey, vocalista da banda, queria demiti-lo, citando a expressão "zak the drummer", um jogo de palavras com seu nome e o termo em inglês "sack", que significa demitir.

A suposta demissão de Starkey, que ainda não foi confirmada oficialmente por ambas as partes, ocorre quase 30 anos após ele se juntar ao The Who como baterista oficial. Ele havia sido um dos nomes cogitados para integrar a reunião da banda Oasis, embora tenha sido anunciado que Joey Waronker será o responsável pela bateria.

The Who
The Who Zak Starkey e Roger Daltrey (Foto: Reprodução Instagram / Zak Starkey)


Segundo informações da Metro, Roger Daltrey reclamou sobre Starkey "exagerar" na performance durante um concerto em 30 de março, chegando a afirmar em frente ao público: "Para cantar essa música, eu preciso ouvir a nota, e não consigo. Tudo que ouço são tambores fazendo boom, boom, boom. Não consigo cantar assim. Desculpa, pessoal."

Ainda não foi anunciado quem substituirá Zak Starkey no The Who. Recentemente, Daltrey mencionou estar com problemas de visão, mas destacou que ainda mantém sua voz: "Graças a Deus ainda tenho minha voz. Se eu perdesse isso, eu viraria o Tommy por completo", disse ele, se referindo ao personagem da ópera rock do The Who,“Tommy”, que é surdo, mudo e cego.